Foram 78 emendas de emancipação nas duas primeiras fases do processo. Mas o relator botou o pé no freio e acabou com a farra, mesmo tendo de enfrentar seus colegas deputados, como contou Bonifácio Mourão. As emancipações foram jogadas para depois do processo constituinte.
Um dos casos mais discutidos foi o de Ribeirão das Neves. Foi pedida a emancipação de dois distritos, o de Venda Nova e o de Justinópolis. O último foi por meio de emenda popular da Associação Comunitária do Bairro Atalaia, que cumprindo o exigido pela lei, conseguiu recolher mais de cinco mil assinaturas. Mas no final das contas, Ribeirão das Neves continuou com suas duas porções separatistas.
Polêmicas também foram as emancipações de Jaíba e Araporã (foto).
O assunto ainda foi lembrando pelo vice-governador do Estado, Antônio Anastasia, que em 1989 assessorava o relator Mourão. Anastasia contou: "lembro dos diversos municípios que foram emancipados e dos seus parlamentares que lutaram muito por isso".
E terminou citando uma frase de Bonifácio Mourão, à época: ‘se não segurarmos muito, daqui a pouco até acampamento do DER se emancipará também e se tornará município’.
Nenhum comentário:
Postar um comentário