terça-feira, 17 de novembro de 2009

O exemplo de Clery

O concurso de redação 20 anos de Constituição mineira - Meu futuro eu construo hoje, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais, recebeu sua primeira curiosidade nesta segunda-feira (16/11/09).

Uma aluna de 81 anos da Educação para Jovens e Adultos (EJA) do Colégio Imaculada Conceição, Clery Vieira Coimbra, fez sua redação, e mesmo não podendo participar, já que o concurso era dirigido aos alunos do ensino médio regular, fez questão de entregar seu texto à Escola do Legislativo.

Convidada pelo diretor da ELE, Alaôr Messias Marques Júnior, Clery visitou a Escola do Legislativo, junto com a professora de português, Elizabeth Lino da Silva e a coordenadora comunitária do Imaculada, Lygia de Oliveira Costa e Silva. Ela contou como resolveu escrever para o concurso:

“Vi a notícia em um jornal e fui ao site da Assembleia. Me entusiasmei e na mesma hora fiz o rascunho da redação. Falei com minha professora Beth e ficamos de ler o edital. Quando ela me informou que não poderia concorrer fiquei muito triste, mas aí veio o convite do Alaôr para visitarmos a Escola do Legislativo, que ele iria receber minha redação e que mesmo sem participar do concurso, ela seria reconhecida”, disse a aluna.

Clery Coimbra é aluna do 2º ano do 3° ciclo (EJA). Nascida em Araçuaí (Vale do Jequitinhonha), estudou até o antigo ginasial em um colégio de freiras, onde aprendeu francês e latim. Ela criou seis filhos, 15 netos e cinco bisnetos, até voltar aos estudos.

Ela conta que sua motivação foi o gosto que sempre teve por redação. “A mensagem que deixo para os jovens é de incentivo, para que tenham atenção com tudo à sua volta. E que participem mais da vida pública e da política”.

E para mostrar que não é só das palavras, Clery diz, orgulhosa, que, mesmo desobrigada de votar por ter mais de 70 anos, não deixou de cumprir seu dever cívico. “Sou a primeira a chegar à votação”, garante.

Sua redação fala da importância da data de comemoração dos 20 anos da Constituição mineira, da presença da Constituição na vida das pessoas, do pioneirismo de Minas em ser o primeiro Estado a promulgar sua Carta.

Além disso, ela fala da participação feminina na política e exorta suas companheiras a assumirem seus espaços.

Até o momento foram recebidas as redações de 406 escolas. O resultado será anunciado no dia 4 de dezembro. E a premiação será no dia 10, no Chevrolet Hall, a partir das 18h30. Às 19 horas está previsto um show gratuito com Gabriel O Pensador. Os prêmios são em dinheiro e iPods para os três primeiros colocados, sendo R$ 30 mil para o primeiro lugar, R$ 20 mil para o segundo e R$ 10 mil para o terceiro, a serem concedidos por meio de plano de previdência destinado a custear o curso superior desses estudantes.

Um comentário:

  1. Amei este artigo!!Parabéns dona Clery!
    muito bonito seu exemplo de cidadania,
    quando eu crescer vou ser igual a senhora!rsrs
    boa noite a todos!!

    ResponderExcluir